capa agnes varda.png
título.png
autoria.png

SOBRE O EBOOK

A proposta deste projeto, aqui no formato de livro digital, surge da vontade de discutir as mulheres que foram importantes na história do cinema. Por que quase todas as referências ensinadas, discutidas e lembradas nas enciclopédias são homens? Quantas mulheres deixam de ser vistas, financiadas, discutidas e estudadas?

Este ebook quer mostrar um pouco dos caminhos percorridos pelas mulheres na história do cinema. A história que muitos de nós já conhecemos, através de outra perspectiva.

Em um país como o Brasil – assim como em tantos outros da América Latina com os quais compartilhamos histórias de tirania e, também, de desobediência civil –, em que o esquecimento é uma arma política, lembrar é resistência.

Aqui, buscamos fazer um resumo do que propomos que seja continuado em um livro mais aprofundado sobre o tema. O que queremos é começar a discussão, horizontalizar esse conteúdo e tornar ele acessível para quantas pessoas pudermos.

 

Há muito tempo já temos desafiado o cinema enquanto substantivo masculino. Que isso fique registrado.

O projeto deste ebook foi contemplado pelo Prêmio Delmiro Gouveia 2020, da Fundação Joaquim Nabuco.

marion e. wong.png
lotte reiniger.png

BAIXE O EBOOK

faça seu cadastro abaixo e receba o ebook no seu email :)

dorothy.png

Sofia Costa é soteropolitana, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, artista visual e pós-graduada em design de estampa pelo Senai Cetiqt. Como estudante de arquitetura participou de pesquisas acadêmicas orientada por Júnia Mortimer e Gabriela Leandro, do projeto de extensão CURIAR e estagiou no escritório Argollo e Martins. Atualmente tem atuado como artista visual e designer em projetos com os artistas Luedji Luna e Diego Araúja. Também como ilustradora para a revista Glamour e o podcast de Rafael Segatto (ainda em andamento).

É a designer de todo o projeto deste ebook.

SOBRE A EQUIPE

Lara Carvalho é uma soteropolitana apaixonada por contar histórias. Graduada em Produção Cultural e Mestre em Comunicação pela UFBA, formada em cinema digital pela NYFA. Foi Coordenadora Audiovisual da 3ª Bienal da Bahia, roteirizou e dirigiu o documentário “3ª Bienal da Bahia” e a websérie “MAM Flamboyant”. Foi roteirista das séries “Malika", “Fórmula Dreams” e do podcast “Lunáticas”. Desenvolveu o roteiro do longa de ficção "Quitéria" e prepara-se para as gravações do curta "56 Dias" e do documentário "Menarca". Atualmente desenvolve as séries “Hyperkart” e “Escorço”. Também desenvolve os projetos "Até o Amanhecer" e "Herança".

É a pesquisadora e autora deste ebook, além de ter elaborado este site.

zora.png
hattie.png

Blenda Tourinho é soteropolitana, traça jornadas, experiências e compartilho narrativas por paixão. Relações Públicas por formação, estudante de UX Design e Chatbot Starter. Com uma carreira plural, possui experiência em Comunicação, Moda, Gestão de Times, Customer Experience e Diversidade e Inclusão. Atualmente, se especializa em UX Writing e Research. Como voluntária, é Analista de Comunidade na rede Valejo, iniciativa que valoriza o empreendedorismo artístico LGBTQIA+ e visa driblar práticas de pink money.

É a editora e revisora deste ebook.