QUITÉRIA

Ficção • Drama histórico • Maria Quitéria se alista no Exército Nacional, disfarçada de homem, para lutar pela independência do Brasil e pela sua própria liberdade.

Em 1822, Maria Quitéria foge da fazenda de seu pai no interior da Bahia para alistar-se no Exército Nacional e lutar nas batalhas pela independência do Brasil. Tomada pelo desejo de defender sua pátria, Quitéria enfrenta o preconceito de ser a única mulher em um ambiente dominado por homens, política e violência, tornando-se um dos maiores símbolos de bravura e liberdade da história do país.

* projeto aprovado pelo Edital nº 10/2018 – Desenvolvimento de Projetos – 200 anos da Independência do Brasil pelo BRDE/FSA (2018)

CASSANDRA

Ficção • Drama/Suspense • Cassandra ainda não sabe, mas há alguém olhando

Baseado no mito de Cassandra de Tróia, a história é transposta para a Salvador dos dias atuais. Quando problemas no trabalho e na sua vida pessoal começam a se misturar, a obsessão de Cassandra com a verdade e a necessidade de ser acreditada por aqueles ao seu redor faz com que ela questione a tênue linha entre seus crescentes pesadelos e a realidade.

* projeto selecionado para o VIII PanLab - Laboratório de Roteiros do Panorama Internacional Coisa de Cinema (2017)

HERANÇA

Documentário • Familiar • Se somos mulheres, pensamos através de nossas mães – e também nossas avós. E qual seria o efeito de tamanha substituição?

 

Brasil. 17 de setembro de 1929, Ilha de Itaparica – Bahia. Nasce Ilce, filha de um contador e uma professora. 12 de agosto de 1936, São Felipe – Bahia. Sete anos depois, nasce Rosa, sua mãe morrendo pouco após o seu nascimento. Décadas depois, no início dos anos 1990, as duas se conhecem quando seu filho mais velho e sua única filha – respectivamente – se casam e começam uma nova família. Através do resgate à história familiar e à memória oral de duas matriarcas, “Herança” questiona o sentido de legacia e, principalmente, coloca em foco duas experiências, ao mesmo tempo semelhantes e díspares entre si, do que significa ser mulher na Bahia através dos tempos, da particularidade à universidade de cada vivência pessoal.

* projeto selecionado para o Laboratório de Roteiros da I Mostra Elas (2017)

audiovisual

em desenvolvimento