top of page

GOVERNO DA BAHIA APRESENTA

SOBRE O LIVRO

dAtivo 1_edited.png

Este livro digital tem como principal objetivo discutir algumas obras dirigidas por mulheres dos cinemas latino-americanos, chamando atenção para os temas pautados nos filmes e para as conversas que esses filmes estabelecem entre si.

Percebemos que a lacuna no conhecimento cinematográfico no que tange cineastas mulheres em geral persiste até os dias de hoje. Quantas diretoras mulheres são estudadas nos cursos de cinema, especialmente os de graduação que formam tantos profissionais para o mercado audiovisual? Qual a nacionalidade das diretoras mulheres que são referenciadas? Qual a sua raça/etnia? De que forma todos esses fatores interferem no nosso imaginário coletivo? Quais as temáticas de suas obras cinematográficas? Quais os desafios encontrados por essas cineastas ao longo de suas carreiras? Como essa lacuna interfere na identidade cultural e cinematográfica latino-americana? Como essa lacuna interfere nas referências que usamos para nossa produção atual?

Esperamos, a partir do esforço iniciado (embora certamente não terminado) neste livro, que os nomes das cineastas citadas e as suas realizações passem a ser cada vez mais pesquisados e apreciados, tendo visibilidade e reconhecimento na história dos cinemas latino-americanos.

 

________________

Essa iniciativa faz parte do projeto “56 Dias”, contemplado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

BAIXE O LIVRO

faça seu cadastro abaixo e receba o livro

"cinema: substantivo feminino" no seu email" :)

SOBRE A AUTORA

Lara Carvalho é Doutoranda em Culturas da Imagem e do Som e Mestre em Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Midiática pela UFBA. Soteropolitana, atua como roteirista, diretora, produtora e pesquisadora audiovisual, com experiência de mais de dez anos na área. Em 2022, publicou o ebook "Uma (Breve) História das Mulheres no Cinema" através do Prêmio Delmiro Gouveia (Fundação Joaquim Nabuco). Foi instrutora de cursos como “História da Mulher no Cinema” e “Oficina de Narrativas Televisivas”. Suas áreas de interesse e pesquisa são narrativas audiovisuais, cineastas mulheres, personagens ficcionais e processos criativos. Seu projeto de doutorado tem como tema os impulsos de autoria no cinema experimental de Maya Deren.

bottom of page