top of page
título.png
autoria.png

GOVERNO DA BAHIA APRESENTA

MINICURSO GRATUITO

SOBRE O MINICURSO

Por que quase todas as referências ensinadas, discutidas e lembradas nas enciclopédias são homens? Quantas mulheres deixam de ser vistas, financiadas, discutidas e estudadas?

No minicurso “Uma (Breve) História das Mulheres no Cinema”, a realizadora e pesquisadora Lara Carvalho apresenta um panorama geral da história do cinema a partir de uma outra perspectiva. Com a sua inscrição, você ganha acesso gratuito a uma gravação do minicurso por 30 dias, podendo assistir ou escutar quando for mais conveniente para você. 

A proposta do minicurso parte da vontade de mostrar um pouco dos caminhos percorridos pelas mulheres na história do cinema. A história que muitos de nós já conhecemos, através de outra perspectiva.

Essa iniciativa faz parte do projeto “56 Dias”, contemplado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

resumo do minicurso.png

QUERO O MINICURSO!

papel amassado.png

faça seu cadastro abaixo e receba o link gratuitamente para assistir ou ouvir em até 30 dias :)

se inscreva aqui e receba o link do minicurso!

SOBRE A MINISTRANTE

Lara Carvalho é Doutoranda em Culturas da Imagem e do Som e Mestre em Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Midiática pela UFBA. Soteropolitana, atua como roteirista, diretora, produtora e pesquisadora audiovisual, com experiência de mais de dez anos na área. Em 2022, publicou o ebook "Uma (Breve) História das Mulheres no Cinema" através do Prêmio Delmiro Gouveia (Fundação Joaquim Nabuco).

 

Foi instrutora de cursos como “História da Mulher no Cinema” e “Oficina de Narrativas Televisivas”. Suas áreas de interesse e pesquisa são narrativas audiovisuais, cineastas mulheres, personagens ficcionais e processos criativos. Seu projeto de doutorado tem como tema os impulsos de autoria no cinema experimental de Maya Deren.

No audiovisual, foi roteirista e diretora do documentário "3ª Bienal da Bahia", da websérie "MAM Flamboyant" e do podcast "Lunáticas". Foi roteirista das séries "Malika", "Fórmula Dreams" e "Damiano". É co-criadora e roteirista das séries "Escorço" e "Hyperkart". Atualmente, está em fase de distribuição do curta "56 Dias", em pós-produção do documentário infanto-juvenil "Menarca", em produção do podcast "Meridianos" e em pré-produção do curta de animação "Mar Subversivo", todos com direção assinada por ela.

56 dias_régua de marcas.png
bottom of page