quitéria_régua de marcas.png

"Eu sinto meu coração ardendo no meu peito.

Nunca tive certeza tão grande em minha vida."

LOGLINE

 Em 1822, a sertaneja Maria Quitéria foge de sua casa no interior da Bahia e, disfarçada de homem, se alista no Exército Nacional para lutar pela independência do Brasil e pela sua própria liberdade.

SINOPSE

Desde pequena, Maria Quitéria tinha a sua terra como seu refúgio. Passava seu tempo livre cavalgando, caçando e pescando, interesses considerados estranhos para uma mulher de sua época. Aos 10 anos, precisou deixar de lado seus interesses para assumir responsabilidades domésticas e o cuidado com seus irmãos mais novos após a morte de sua mãe. Aos 28 anos, os conflitos acirrados entre os portugueses e os brasileiros se alastraram e Quitéria percebeu que a morte voltava a cercar a sua família. Tomada pelo desejo de proteção e de lutar pela sua própria liberdade, ela fugiu de casa e se alistou no Exército como Soldado Medeiros, tornando-se reconhecida pelo seu árduo trabalho. Participou de momentos históricos como as batalhas de Pirajá e Itapuã, o ataque com mulheres de Cachoeira a soldados portugueses e também da comemoração da independência brasileira, no dia 2 de julho de 1823. Mesmo com sua bravura, morreu no anonimato em Salvador, onde hoje possui uma estátua em sua homenagem.

Como realizadora audiovisual, me interessam as personagens ficcionais femininas que ultrapassam a expectativa do arquétipo “mulher forte”, mostrando-se complexas e falhas. Fortes, mas também sensíveis. Corajosas, mas também vulneráveis.

 

Essa perspectiva humanista baliza a história de Quitéria através de um ponto de vista subjetivo e emocional, buscando compreender as suas motivações para arriscar sua vida em uma guerra numa época em que liberdade ainda não era substantivo feminino.

NOTA DA DIRETORA

SOBRE A DIRETORA

Cópia de Quiteria_fotoDirectora2_por-Mil

Lara Carvalho é soteropolitana, graduada em Produção Cultural e Mestre em Comunicação pela UFBA e formada no curso de cinema digital pela New York Film Academy. Roteirista, produtora e diretora com dez anos de experiência audiovisual. Foi Coordenadora Audiovisual da 3ª Bienal da Bahia, roteirizou e dirigiu o documentário “3ª Bienal da Bahia” e a websérie “MAM Flamboyant”. Participou como roteirista das séries “Malika” e “Fórmula Dreams” e roteirizou o podcast “Lunáticas”. Seu projeto de série “Escorço” participou do Usina do Drama 2017 e em 2020 foi finalista do Sundance Episodic Lab; e em 2019, seu roteiro de longa-metragem “Hasta Mañana” foi semifinalista do Prêmio Cabíria. Atualmente, desenvolve seu terceiro curta, “56 Dias” e o documentário “Menarca”. Além disso, escreve o livro “(Uma Breve) História das Mulheres no Cinema”, contemplado pelo Prêmio Delmiro Gouveia, e desenvolve os roteiros “Hyperkart”, série de animação, e a minissérie de ficção “Escorço”.

quitéria.png

VEJA O TEASER

Giro Planejamento Cultural – Dirigida por Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron, a Giro Planejamento Cultural é uma empresa baiana focada em criar, desenvolver e assessorar ações criativas na área cultural, principalmente de audiovisual. Ao longo de 07 anos de empresa, foram realizados produtos audiovisuais através da iniciativa pública e privada e, em seu currículo, constam três curtas-metragens, que circularam em importantes festivais no território nacional; duas mostras de cinema; cinco projetos de desenvolvimento de roteiro – sendo dois longas-metragens de ficção, uma série de ficção e duas séries de animação; duas séries documentais para televisão; dois longas-metragens documentais, em fase de pré-produção; e um longa-metragem de ficção, chamado RECEBA!, selecionado para o CINE PE e Panorama Internacional Coisa de Cinema, em 2021.


Lua de Maré Produções – A Lua de Maré Produções foi criada em 2016 com o intuito de fomentar iniciativas artísticas e culturais na Bahia através da elaboração, produção e gestão de projetos de diversas linguagens, com ênfase na linguagem audiovisual. Instituída pela produtora e realizadora audiovisual Lara Carvalho, a empresa atua com serviços de pesquisa para projetos artísticos, elaboração de roteiros (para cinema, televisão, web e podcasts), direção de projetos audiovisuais e gestão de projetos criativos.

SOBRE AS PRODUTORAS

QUER FAZER PARTE
DESSE PROJETO?

Entre em contato conosco.