Toda animação nasce de uma cena bem escrita – não apenas como descrição de ações, mas como coreografia entre ritmo, imagem e emoção. Nesta oficina, vamos mergulhar nas etapas da criação de roteiros para animação, explorando o processo que vai do brainstorm ao storyboard: como pensar a estrutura, as rubricas e o tempo animado dentro do texto.
A partir da leitura de exemplos, estudo de caso e exercícios práticos, investigaremos como traduzir movimento, atmosfera e expressividade visual em palavras. O foco está na escrita de cenas – nos detalhes que fazem uma animação ganhar vida antes mesmo de chegar às telas.
Voltada a roteiristas, animadores, estudantes e curiosos do audiovisual, a oficina propõe um olhar sensível e técnico sobre o roteiro como espaço de invenção e imaginação em movimento.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
sobre a ministrante
Lara Carvalho é uma soteropolitana apaixonada por contar histórias. Graduada em Produção Cultural e Mestre em Comunicação pela UFBA, formada em cinema digital pela NYFA. Foi Coordenadora Audiovisual da 3ª Bienal da Bahia, roteirizou e dirigiu o documentário “3ª Bienal da Bahia” e a websérie “MAM Flamboyant”. Foi roteirista das séries “Malika", “Fórmula Dreams” e do podcast “Lunáticas”. Desenvolveu o roteiro do longa de ficção "Quitéria" e prepara-se para as gravações do curta "56 Dias" e do documentário "Menarca". Atualmente desenvolve as séries “Hyperkart” e “Escorço”. Também desenvolve os projetos "Até o Amanhecer" e "Herança".
É a pesquisadora e ministrante desta oficina, além de ter elaborado este site.