top of page

Governo da Bahia apresenta

A Oficina de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais é uma contrapartida oferecida em conjunto com a produção do curta-metragem ficcional 56 Dias. Com o objetivo de dar ferramentas para a criação e o desenvolvimento de projetos audiovisuais, os três encontros serão um espaço de construção e partilha, conduzido pela realizadora Lara Carvalho. Voltada para mulheres (cis, trans e travestis), homens trans e pessoas não-bináries, a oficina é virtual e gratuita.

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

31__dia4_56dias.jpeg
1Ativo 3.png
1Ativo 6.png
1Ativo 6.png
1Ativo 6.png

OFICINA & MASTERCLASS VIRTUAL DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS

oficina: dias 3, 4 e 5 de maio

masterclass: dia 10 de maio

das 19h às 21h

masterclass

Como a procura pela oficina superou o número de vagas ofertadas, decidimos oferecer uma masterclass com um panorama resumido da oficina para o público em geral. A masterclass é inteiramente gratuita e será realizada na quarta-feira, dia 10 de maio de 2023, das 19h às 21h, em plataforma virtual.

As inscrições já foram finalizadas!

sobre a oficina

conceitos e aplicações

Vamos apresentar os conceitos, as técnicas e as práticas que contribuem para o desenvolvimento de projetos audiovisuais e o planejamento de todas as suas etapas.

espaço laboratorial

A partir de aulas teórico-expositivas e discussão/troca entre as participantes, a oficina propõe um espaço laboratorial de processo criativo colaborativo, buscando o fortalecimento dos projetos envolvidos e sua futura realização.

aprofundamento

Podem participar pessoas que tenham ou não experiência com o audiovisual, mas que tenham um projeto específico que desejem trabalhar na oficina.

sobre as vagas

A oficina é voltada para mulheres (cis, trans e travestis), homens trans e pessoas não-bináries, a partir dos 18 anos, independente de experiência profissional na área audiovisual.

 

Por ser uma oficina virtual, estão liberadas inscrições de qualquer lugar do mundo, contanto que você seja brasileire e faça parte do nosso público-alvo :)

Serão 20 vagas ao todo para a oficina, considerando a dinâmica que será aplicada durante as aulas.

Caso o número de inscrições exceda o número de participantes, vamos considerar abrir outra turma e informaremos a todes!

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 26/04.

Sobre o nosso processo seletivo para participação da oficina, incentivamos fortemente a inscrição de pessoas negras, indígenas e amarelas para garantir a equidade racial entre as mulheres (cis, trans e travestis), homens trans e pessoas não-bináries inscrites.

As pessoas selecionadas serão divulgadas no dia 28/04 e receberão um email com mais detalhes sobre a oficina e o link para as aulas.

sobre a oficina
1Ativo 9.png


 

  1. Alyssa Volpini

  2. Amanda Guerra

  3. Andressa Nascimento

  4. Bárbara Pessoa

  5. Bruna Cook

  6. Charlene Cristine Conceição de Jesus

  7. Gabriela Cabral

  8. Iasmim Bahia Salume

  9. Isabela Souza

  10. Izabela Gomes

  11. Jaqueline Nascimento

  12. Joana dos Santos

  13. Karine Karem Cardoso

  14. Larissa Vieira

  15. Luísa Meneses

  16. Luma Flôres

  17. Maria Luiza d'El Rei

  18. Naiana Silva Moura

  19. Natalia Schaper

  20. Raízza Soares

selecionades

quem somos

Lara Carvalho_Foto por Milena Abreu.jpeg
1Ativo 6.png
1Ativo 6.png

Lara Carvalho

instrutora da oficina | realizadora e pesquisadora audiovisual

Roteirista, diretora e produtora com mais de dez anos de experiência audiovisual, Lara Carvalho é soteropolitana e Mestre em Comunicação pela UFBA. Foi Coordenadora Audiovisual da 3ª Bienal da Bahia e roteirista das séries “Malika”, “Fórmula Dreams”, "Hyperkart" e "Escorço" (Laboratório Usina do Drama 2017; finalista do Sundance Episodic Lab de 2020), do podcast “Lunáticas” (Edital Ela Decide/Fundo Elas) e do longa ficcional "Até o Amanhecer" (semifinalista do Prêmio Cabíria 2019 e do LATINX 2022). Instrutora de cursos como “História da Mulher no Cinema” e “Oficina de Narrativas Televisivas”, lançou em 2022 o ebook "Uma (Breve) História das Mulheres no Cinema" (Fundação Joaquim Nabuco). Em 2021, seu projeto de longa-metragem de ficção "Quitéria" foi semifinalista do Guiões e, no ano seguinte, recebeu o Prêmio Colabcine no PT Co-Prod. Atualmente, está em fase de montagem do seu curta-metragem ficcional "56 Dias" (FCBA) e do documentário "Menarca" (BRDE/ANCINE), enquanto capta recursos para  "Quitéria".

  • Instagram
  • Grey LinkedIn Icon
PHOTO-2022-08-25-18-53-09.jpg
1Ativo 6.png
1Ativo 6.png

Stéfane Souto

produtora executiva | gestora e pesquisadora cultural

Stéfane Souto é mulher transatlântica em movimento. Trabalhadora da cultura, atua como pesquisadora, gestora e empreendedora cultural. É graduada em Produção em Comunicação e Cultura e mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelos institutos Itaú Cultural e Singularidades. É cofundadora da Denda Coletiva, idealizadora da Transatlântica - plataforma de pesquisa, criação e gestão em afroperspectiva - e do podcast "É Tudo Quilombo?", onde procura expandir o diálogo sobre a cultura como território possível de (re)criação do aquilombamento.  Como estratégia de convergência entre pesquisa acadêmica, atuação profissional e engajamento pessoal e político, busca operar a partir de uma afroperspectiva, assumindo o aquilombamento como tecnologia ancestral capaz de referenciar uma prática de gestão insurgente, implicada e pluriversal nos campos artístico e cultural.

  • Instagram
  • Grey LinkedIn Icon
inscreva-se
quem somos

dúvidas?

entre em contato por e-mail:

larafreitasdecarvalho@gmail.com

régua de marcas preta.png
contato
bottom of page